Como surgiu o meu interesse pelo Tricot e outras manualidades
Foi aqui que tudo começou. Estávamos nos anos 60 do séc. XX e eu vivia com os meus pais e com os meus avós paternos, nesta casa onde nasci e cresci. Sempre me lembro de ter visto a minha mãe e a minha avó a realizarem as mais diversas manualidades. A minha mãe adorava fazer ponto cruz e tricot. Fazia as minhas camisolas e casacos e lembro-me até de ela me fazer collants com pontos trabalhados, que eu usava quando era muito pequena. A minha avó gostava muito de fazer crochet e adorava costurar. Aqui para nós a minha avó Maria acho que sabia fazer tudo. Dona de um espírito criativo e uma vontade imparável de fazer acontecer, nunca a vi dizer que não a um novo desafio. Os meus avós, já o meu pai era nascido, passaram pelos tempos terríveis da II Guerra Mundial, em que os recursos eram muito escassos e mesmo que as pessoas tivessem dinheiro para adquirir os bens, estes não se encontravam disponíveis. Assim, não havia espaço para desperdícios. Lembro-me de ouvir contar que uma vez, havendo uma festa na coletividade do bairro, a minha avó só tinha um casaco já muito usado e gasto e não gostaria de se apresentar com ele e por isso arranjou maneira de solucionar o seu problema: desmanchou todo o casaco e voltou a fazê-lo, desta vez do avesso, em que a fazenda estava perfeita, uma vez que tinha sempre estado protegida pelo forro. E assim se apresentou na festa com um casaco novo! Quando eu era pequena, a minha avó ia com a minha mãe ver as montras das lojas caras da "Baixa", onde se inspirava para me fazer os vestidos. Fazia alguns desenhos, comprava os tecidos e quando chegava a casa fazia-me vestidos novos. Aproveitava todos os restinhos e ia fazendo vestidos para as minhas bonecas. Lembro-me de um Natal em que recebi um guarda roupa completo para elas, que me encheu de alegria!
E foi assim que eu comecei a ganhar gosto pelas manualidades. Era ainda muito pequena quando a minha mãe me ensinou a fazer tricot, ponto cruz e outros bordados e a minha avó me ensinou crochet e a costurar. Em breve fazia as mais variadas coisas e até criações de moda para as minhas bonecas e comecei também a fazer a minha roupa e coisas para o meu "enxoval".
Quero acreditar que herdei um bocadinho desse espírito da minha avó e que ela se orgulharia do meu percurso se tivesse podido acompanhá-lo.